domingo, 24 de abril de 2011

UMA PÁSCOA MAIS SAUDÁVEL PARA NOSSAS CRIANÇAS!

Cuidado : O ovo de páscoa pode não ser tão doce assim.....


(Ms. Carla Souto Bahilo Neves – Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente, na Faculdade de Medicina da UFMG -)



A Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. De todos os símbolos, o ovo da páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia, decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a Páscoa , foi adotado pelos cristãos, no século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria de chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Então, ao presentear as crianças ou mesmo jovens e adultos com ovos de páscoa devemos nos lembrar que é vida, e que para gozarmos da vida com plenitude, precisamos de saúde.

O abuso do uso dos fones de ouvidos por crianças e jovens vem criando uma geração de surdos, é comum uma criança não ouvir mais o ruído do vento, ter dificuldade em ouvir sons mais agudos ou precisar de um volume mais alto para assistir uma televisão, muitas vezes pensamos que é falta de atenção quando na realidade podemos estar diante de um quadro de alteração de saúde.

Então, o que a Páscoa tem haver com isso tudo?

Muito simples, ao pensarmos em vida, em saúde temos que pensar naquilo que as crianças mais pensam na Páscoa... Os ovos de chocolate? Não. O brinde, o presente que vem dentro do ovo.

Assim, para cuidarmos das nossas crianças e deixa-las felizes, é preciso que tomem um simples cuidado ao comprar o ovo de Páscoa.

Primeiro veja se o brinde é compatível com a idade da criança e mais, não compre em hipótese alguma ovo que tenha como brindes radinhos, MP3, IPODs, principalmente se estes vierem com os fones de ouvido pequenininhos, os fones de inserção.

Teremos então uma Páscoa recheada de amor, de carinho, mas sobretudo com zelo e cuidado!!





Nenhum comentário: