quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Auxílio

Geralmente quando ando de ônibus e principalmente quando estou sentada, é que tenho as minhas inspirações pra escrever. Mas como escrever num ônibus? A inspiração acaba por ir embora com a paisagem. Mas hoje senti vontade de falar sobre um assunto que foi tema do "Profissão Repórter" que assisti ontem.
O tema era algo relacionado com a loucura, falou sobre um número relativamente bem grande de pessoas que vivem à margem da realidade, ou seja, vivem num mundo ilusório, inventado e irreal.
Achei muito interessante a reportagem, apesar de que a emissora resume muito as matérias na sua edição.
Teve uma passagem dessa reportagem que mais me chamou a atenção.
Foi quando o repórter Caco Barcelos entrevista uma senhora que estava na calçada, e passa um rapaz de mochila e ela olha assustada e pergunta o que o rapaz fez.
O repórter a responde dizendo que o rapaz tinha dado dinheiro pra ela.
Ela esbraveja e diz mesmo assim:
- "mas eu não pedi dinheiro a ele, o que ele pensa que eu sou? Esse dinheiro vem de droga sei lá".....
E acabou por jogar o dinheiro na rua, uma nota de dois reais que ficou lá no chão.
Daí fiquei refletindo sobre essa atitude e lembrei de quando fiz meu curso de Reiki.
A mestre insistia muito nessa posição, ela dizia:

-"não queira ajudar a quem não te pediu auxílio."

Explico o porque dessa frase.
A pessoa que necessita de ajuda, precisa ter humildade para pedir e reconhecer que precisa da ajuda vinda de outra pessoa.
Para muitos ter esse ato de humildade é a coisa mais difícil do mundo, porque neles ainda prevalece o tal do orgulho.
E hoje conversando com meu marido sobre uma ajuda que ofereci pra uma pessoa da família, e que a pessoa talvez por não querer a ajuda, disse que não tinha recurso financeiro pra acontecer tal fato, acabei por dizer a ele:

-essa coisa da gente oferecer ajuda sem a pessoa ter pedido é isso mesmo, eu me ofereci na maior boa vontade, e a pessoa nem questão fez, pode ser porque ela não quer ser ajudada, ou porque não pediu ajuda.

Essa reportagem me fez refletir, agora ajudo se puder a quem me pedir.
E a Deus sempre peço ajuda sim, porque de duas uma: ou vou ser ajudada porque pedi, ou porque mereço.

E essa coisa de merecer é outro caso.

Nenhum comentário: