sexta-feira, 4 de março de 2011

FERIADO DE CARNAVAL!



É realmente impressionante ver as notícias pela tv reportando-nos o grande número de acidentes com mortes e feridos nas estradas toda vez que se tem um feriado.

Já estou traumatizada com isso.

Assistir a isso na tv me dá calafrios, me faz lembrar das perdas que tivemos de entes muitos queridos que por estarem em estradas chuvosas acabaram com suas vidas e partiram dessa pra sempre.

Tenho medo só de lembrar da palavra viagem.

Feriado, chuva e viagem uma combinação não muito boa dependendo do trajeto.

As pessoas que dirigem estão cada vez mais ansiosas, afoitas, astutas no trânsito, isso independente de possuírem máquinas potentes ou não.

Apesar de que outro dia tive que pegar um táxi e no trajeto eu notei que uma camionete muito possante entrou na nossa frente sem ao menos sequer dar importância que estávamos bem ali perto e que poderíamos até bater nela se a velocidade fosse maior. Dai eu comentei com o motorista:

- nossa!!!!....., que falta de bom senso desse motorista da camionete, será que ele nem notou que estávamos aqui? Absurdo ele ir entrando assim .........parecia que ele nem olhou.......?

O motorista taxista me respondeu assim:

- Olha!... Aqui em Belo Horizonte acontece o seguinte no trânsito, as pessoas que têm carrão dirigem livremente sem medo, entram como você mesmo viu ai, na frente da gente nem ligam pra nada porque se bater o seguro paga né? Agora o restante que tem carro popular dirige com o pé no freio, não roda direito com medo de bater porque vai ver nem o IPVA do carro está pago entendeu? Imagina se o carro vai ter o seguro? Ninguém está tendo dinheiro pra manter isso tudo não, mal mal pra colocar gasolina viu? Por isso fica esse trânsito de merda, com esse tanto de carro entupindo as ruas e todo mundo numa lerdeza feia!!!! Ficam com medo, não dirigem direito e o trânsito não anda!!!

Pior que o trânsito de Belo Horizonte está assim mesmo, uma merda!!! Se chover então? Piorou mil vezes!

Tem já dez anos que estamos sem carro aqui em casa e dependemos de ônibus, metrô e táxi. E olha que em Belo Horizonte o cidadão passa muita raiva quando depende de tudo isso. Quer só um exemplo? A linha de ônibus cujo final é perto da minha casa funciona até 5 para meia noite, ou seja, se eu quero ou preciso ficar depois desse horário na rua tenho que me arriscar a pegar qualquer outro ônibus ou amargar uma graninha num táxi.

E acha que tem táxi para toda a população de Belo Horizonte? Tem também não!!!

Quando chove então? Você pode ficar ligando pros pontos de táxis das quais tem números e costume de chamar que demora mais de quinze minutos só pra alguém atender o insistente telefone que teima em ficar tocando.

As autoridades precisariam ficar mais atentas ao transporte público da cidade metropolitana de Belo Horizonte porque irá chegar um dia em que a própria população se revoltará e começará a cobrar atitudes mais firmes e coerentes. E a cobrança poderá não ser de uma forma muito amistosa não viu? Porque parece que toda conquista a favor do povo e dos menos favorecidos só se dá mediante protestos, quebradeira, barulho e pancadaria. Eu noto pelos países afora que a população que vai às ruas gritar e protestar além de buscar promover mudanças e conquistas, eles acabam por chamar a atenção e alertar por problemas que o restante do mundo desconhecia, claro!

Gostaria muito que as autoridades também revessem o fluxo de trânsito, os sinais de pedestres, as passarelas que estão em lugares lúgubres e perigosos, o que torna impossível o acesso deixando o pedestre correr o risco de morrer atropelado ou optar por ser assaltado, espancado ou morto por marginais que vivem de atormentar os transeuntes de determinadas passarelas.

E eu pergunto? Onde estão as autoridades? Trabalho é o que não falta, o que está faltando é empenho, força de vontade, hombridade, amor ao próximo por parte do poder público para com isso proporcionar melhorias e bem estar ao povo e ao menos favorecido.

Fica aqui meu apelo e minha indignação ao trânsito de Belo Horizonte que está cada dia mais caótico!

E gostaria também que as pessoas que gostam de viajar que tenham mais cautela tanto com a própria vida como também com a vida do outro.

E que todos façam boa viagem e tenha um ótimo Carnaval!









Nenhum comentário: