domingo, 14 de dezembro de 2008

Carmópolis Homenageia Célio de Castro


CARMÓPOLIS HOMENAGEIA DR.CÉLIO DE CASTRO

Para que todos pudessem comparecer a esta justa homenagem, a família resolveu fretar um ônibus com saída na Rua Turfa no Prado às 7 horas da manhã com destino a cidade natal do nosso querido Dr. Célio de Castro, Carmópolis.
Depois que todos estavam reunidos entramos no ônibus e seguimos viagem com direito a parada para um café na famosa Nevada.
Chegamos à cidade de Carmópolis no horário previsto, e onde todos nós fomos recepcionados pelo Prefeito da cidade o Dr. Silas Faleiro.
O Salão Nobre da Prefeitura Municipal estava repleto de autoridades e familiares.
A banda da Polícia Militar de Lavras foi quem abriu a solenidade.
O cerimonial fez a leitura da abertura e passou então a palavra ao Prefeito Dr. Silas Faleiro que fez um discurso muito bonito e emocionante. A Medalha Célio de Castro foi autorgada e entregue aos agraciados comendadores presentes.
O Prefeito Dr. Silas fez os agradecimentos e passou a palavra para o orador oficial; o Ministro e Comendador Patrus Ananias.
No início do seu discurso ele disse que tinha escrito algumas páginas para serem lidas, mas que ele acabou abandando essa idéia e resolveu falar de Célio com improviso e com o coração. Foi um discurso no qual ele comentou várias passagens de vivências dele com Dr. Célio, do modo como aprendeu a admirá-lo e a respeitá-lo, fez citações do seu gosto por Guimarães Rosa, falou do Dr. Célio como uma pessoa única e completa como ser humano. Esse discurso foi interrompido algumas vezes por palmas e com certeza foi um dos muitos momentos emocionantes naquele dia. No final do seu discurso ele citou também algumas passagens da Bíblia, e nos fez um apelo; pediu a todos que continuássemos a considerar que Dr. Célio de Castro estava vivo e que com certeza ele estava junto de nós!
O irmão mais novo de Dr. Célio , o José Lucilio, fez um discurso de agradecimento e reafirmou o apelo feito por Patrus, que em tempo algum as pessoas deixem de avivar a memória de Dr. Célio de Castro.
Após o discurso teve também a solenidade da placa comemorativa, e fomos convidados para um almoço de confraternização no Parque de Exposições da cidade, onde teve o lançamento do livro Célio de Castro – Dr. Beagá, da escritora Ray de Oliveira.
Só sei dizer que me senti imensamente honrada e emocionada de fazer parte disso tudo.

Um comentário:

Antônio Avelino Faleiro disse...

Gostei muito da homenagem ao Dr BH .O Patrus foi impecável na sua fala , quem tiver a oportunidade assista o discurso.Nós temos grande orgulho de ser conterrânio de Célio de Castro pois seu exemplo nos faz crer que a política ainda pode ser feita para o bem comum. Quanto a sua escrita sobre o evento foi de grande fidelidade aos fatos , coisa que poucos escritores conseguem fazer, falo isso pois não perdi nenhum detalhe . Continue assim e chegará com certeza aos seus objetivos. abraço a todos .