quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Promessas


Tem gente que faz promessa para parar de fumar; para parar de beber, para conseguir um namorado, para casar, para ter filhos, para curar-se de alguma doença, enfim são vários os tipos de promessas.
E outro dia eu estava subindo a escada rolante dum shopping e lembrei-me de uma promessa que eu fiz há exatamente um ano. Eu tinha prometido emagrecer. Este ano não prometerei absolutamente nada. Aliás; sempre fui avessa a essas coisas de promessa, sempre tive uma opinião formada de que o ser humano na maioria faz promessa em benefício próprio, o que não acho errado, mas se é pra sermos melhores, pra que prometer então? É ser e pronto! Mas ano passado realmente eu tinha prometido pra mim mesma que iria emagrecer porque estou acima do meu peso, mas também não fiz nenhum esforço, então quando eu subia a escada rolante desse shopping vi a banalidade que fiz pra mim mesma; ou seja, prometer sabendo que não tinha a menor vontade de cumprir.
Essa coisa de promessa é mesmo séria; já peguei meu marido prometendo coisas pros nossos filhos; dessas promessas sem pé nem cabeça e cortei no ato. Promessa pra criança é coisa sagrada, se prometeu, se fode todo, mas cumpre, não acho justo prometer e iludir as pobres crianças sabendo da dificuldade e talvez sabendo até da impossibilidade de tal fato se concretizar. Já ouvi casos e casos de traumas e decepções de adultos que quando crianças tiveram entusiasmos mil quando algum adulto fazia aquelas promessas impossíveis e mirabolantes. Outro dia esse assunto veio à baila numa conversa com amigos e um deles disse que até hoje; mesmo depois de adulto, sonha com uma metralhadora prometida a ele quando criança por não sei quem. Claro que não deixamos de achar graça do fato, teve até uma piadinha aconselhando aos presentes que ninguém desse a ele uma metralhadora de verdade, mas são promessas assim que ficam gravadas para todo o sempre na memória daquela criança de ontem. Eu também já sofri com isso, por isso acredito mais nos fatos que em palavras com promessas. Se eu tenho condição de cumprir; eu digo que farei, mas prometer algo que não sei se darei conta, prometo não! Não é falta de sonho, não é falta de se ter uma perspectiva do futuro, prometer pra mim muitas vezes é falta de ter bom senso. Quanto a isso sou bem pé no chão mesmo, posso até parecer uma pessoa radical, mas como diz sempre minha mãe: “- promessa é dívida!
E eu? Quero arranjar mais dívida não!

Nenhum comentário: